1. Explicar como é feita a classificação das aeronaves civis e militares, citando 1 (um) mínimo de 5 (cinco) exemplos de cata categoria.
2. Reconhecer pelo menos 7 (sete) entre 10 (dez) símbolos de companhias aéreas da aviação comercial mundial.
3. Reconhecer pelo menos 7 (sete) entre 10 (dez) símbolos de esquadrões da aviação militar brasileira.
4. Reconhecer pelo menos 70% por cento das aeronaves em 1 (um) conjunto de, no mínimo, 10 (dez) silhuetas ou imagens apresentadas pelo examinador.
5. Organizar 1 (um) registro de pelo menos 5 (cinco) aeronaves diferentes observadas em voo, em 1 (um) período mínimo de quinze dias, contendo o dia e a hora da observação, localidade sobrevoada e o rumo aproximado. Sendo possível, procure identificar também o modelo, empresa aérea e o prefixo ou designação militar correspondente a cada aeronave observada.
6. Conhecer o significado da sigla AMFCO e classificar, por esse método 1 (um) mínimo de 5 (cinco) aeronaves apresentadas pelo examinador.(mostre)
7. Apresentar 1 (um) resumo de 3 (três) aeronaves fabricadas no Brasil, destinada ao uso comercial privado ou militar.
8. Apresentar, de maneira ilustrada, a história e as características de uma aeronave, ainda em operação, fabricada a partir de 1970, de sua livre escolha.
9. Visitar 1 (um) aeroporto, ou 1 (um) aeroclube ou uma unidade aérea das Forças Armadas, polícia civil ou militar, corpo de bombeiros, registrando as principais aeronaves que operam regularmente naquele local.
10. Apresentar 1 (um) levantamento dos principais modelos de aviões utilizados para voos comerciais domésticos no Brasil, apontando pelo menos 3 (três) diferenças observáveis em pelo menos 5 (cinco) deles.
11. Catalogar pelo menos 5 (cinco) dentre os principais modelos de helicópteros em uso pelas Forças Armadas; Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária; Corpo de Bombeiros no Brasil, destacando os modelos que são operados por mais de 1 (um) deles.
12. Identificar pelo nome e demonstrar pelo menos 3 (três) manobras acrobáticas realizadas por aviões isolados ou em voo de formação.

voltar