1. Construir sozinho, ou em conjunto com a Patrulha, uma pipa com no mínimo 1 metro de envergadura e a elevá-la a uma altura de mais de 25 metros ou 100 metros de cabo.
2. Apresentar em uma maquete as partes principais de uma aeronave de pequeno porte.
3. Reconhecer no Céu, durante um acampamento, três constelações, além do Cruzeiro do Sul.
4. Construir uma estação meteorológica simples com os principais instrumentos (barômetro, pluviômetro, anemômetro e higrômetro) e demonstrar sua utilização para a Tropa.
5. Conhecer e demonstrar para a Tropa as quatro principais forças atuantes em uma aeronave durante o vôo.
6. Cantar, individualmente ou em conjunto com sua Patrulha, a Canção 'Ra-ta-plan do Ar' ou o 'Hino da Modalidade do Ar'.
7. Realizar uma conversa telefônica ou por internet com outro jovem em diferente localidade com base no horário UTC e efetuar o ajuste no relógio para sua localidade.
8. Apresentar (com cartaz, maquetes, recortes, painel, fazer vídeo ou peça teatral) sozinho, ou em conjunto com a Patrulha, a história de Alberto Santos Dumont e suas criações.
9. Apresentar (com cartaz, maquetes, recortes, painel, fazer vídeo ou peça teatral) sozinho, ou em conjunto com a Patrulha, a história da Modalidade do AR.
10. Construir um planador lançado a mão que voe pelo menos cinco segundos, na melhor de três tentativas.

1. Apresentar sozinho ou em conjunto com a Patrulha, painel ilustrativo sobre a história do Programa Aeroespacial Brasileiro.
2. Apresentar sozinho ou em conjunto com a Patrulha, painel ilustrativo sobre a História da Modalidade do Ar no Mundo.
3. Construir um modelo réplica do 14 BIS ou de outra aeronave importante para a história da aviação civil ou militar brasileira, explicando a sua seção ou patrulha sua história.
4. Construir sozinho ou em conjunto com a Patrulha, um foguete com garrafa PET.
5. Apresentar sozinho ou em conjunto com a Patrulha, à Seção uma palestra informativa sobre instrumentos usados em um observatório e os trabalhos que lá são desenvolvidos.
6. Demonstrar a seção como calcular um rumo magnético. Fazer as correções necessárias quando a rota se aproxima de uma linha isogônica.
7. Participar de um torneio de aeromodelos junto a um clube de aeromodelismo ou Evento Escoteiro, na coordenação ou como competidor.
8. Demonstrar conhecimento sobre o funcionamento e como utilizar um aparelho de sistema GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global ) e quando possível demonstrar sua utilização.
9. Apresentar para sua patrulha as diferenças entre VFR e IFR.
10. Apresentar sozinho à tropa, um painel ilustrativo, de forma detalhada (com fotos, textos etc.) sobre a história e as características de uma aeronave à sua escolha.

voltar