1. Apresentar, usando esferas, lanterna e outros tipos de materiais, os conceitos de: dia e noite, estações, eclipses e fases da lua.
2. Apontar, em uma noite, pelo menos 3 (três) constelações, o polo celeste e o movimento aparente do céu. Encontrar os pontos cardeais usando constelações.
3. Apresentar uma palestra ilustrada sobre a evolução estelar.
4. Conhecer morfologia de galáxias, da Via-Láctea e a posição geral e do sistema solar da Via-Láctea.
5. Apresentar a atual teoria para a formação do universo e do Sistema Solar.
6. Conhecer os métodos de detecção de planetas extra solares.
7. Construir e expor em seu Grupo Escoteiro 1 (um) relógio de sol, explicando seu funcionamento.
8. Montar 1 (um) painel ilustrado, que apresente 5 (cinco) missões espaciais. Deve conter: objetivos da missão, destino, ano de lançamento e outras informações relevantes.
9. Construir uma luneta simples para observar o céu.
10. Visitar 1 (um) planetário ou observatório ou apresentar domínio de 1 (um) programa de computador que simula o movimento do céu.
11. Apresentar, usando ilustrações e texto, a biografia de 1 (um) astrônomo a sua escolha.
12. Utilizando o gnômon, apontar a hora da passagem meridiana do Sol e os pontos cardeais.
13. Diferenciar as características dos pequenos corpos do Sistema Solar: satélites, anéis, planeta anão, cometa e asteroides.
14. Conhecer os sistemas de coordenadas horizontal.
15. Fazer uma análise comparativa de tamanhos e distâncias no universo. Conhecer o significado das principais unidades de distância usadas na astronomia: unidade astronômica, ano-luz e parsec.

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