Escotismo


  • Escotismo é um Movimento Educacional para jovens, com a colaboração de adultos, voluntários, sem vínculos politico-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro, concebidos por Baden-Powell.


    O Escotismo nos dias de hoje


    • Somos um Movimento de crianças e jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.



    • Somos um Movimento de educação não formal, que complementa o trabalho da família, da escola e da religião, interessado em contribuir para que o jovem assuma seu próprio desenvolvimento; interessa-nos mais a formação de atitudes do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. Queremos o desenvolvimento do ser humano, como um todo, e de todos os seres humanos. O ser humano na plenitude de sua existência. O ser humano, homem e mulher. O ser humano, como parte da Humanidade e em sua identidade singular, sem distinção de origem, raça, classe ou credo.

    • Somos um Movimento que caminha em busca de Deus e que estimula seus membros a viver autenticamente, dando testemunho de sua fé.

    • Incentivamos os jovens a lealdade à Pátria, em harmonia com a promoção da Paz Mundial. Pregamos o amor à nossa terra e ao nosso povo, sem hostilidades entre as nações. Participamos da grande Fraternidade Escoteira Mundial, que valoriza a cooperação internacional.

    • Cremos na família, raiz integradora da comunidade e centro de uma civilização baseada no amor, na verdade e na justiça. Por isso, queremos contribuir para que o jovem cresça rumo a uma cidadania responsável, participante e últil. Somos um Movimento que procura ter uma participação ativa e positiva nas grandes questões nacionais, tais como: distribuição de renda, proteção ao meio ambiente, menores e drogas, por exemplo. Por isso estimulamos internamente a discussão desses temas e especialmente incentivamos o desenvolvimento de projetos envolvendo essas questões.

    • Como Movimento Educacional, não nos envolvemos na disputa pelo poder político. Entretanto, os princípios em que se baseia o Movimento orientam as opções políticas pessoais dos nossos membros e a formação de cidadãos responsáveis, participantes e úteis exige que estejamos atentos à realidade política.